Portuguese English Spanish

Quais são as principais redes ferroviárias do mundo?

Texto de blog

Quais são as principais redes ferroviárias do mundo?

As rotinas de transporte são primordiais para o desenvolvimento de um país. Inclusive, em alguns casos, quando há uma grande extensão territorial, o uso de ferrovias é uma das formas mais eficientes de realizar o escoamento de produtos e também o transporte de pessoas.

Vale ressaltar ainda que historicamente, o sistema ferroviário promoveu diversas vantagens para muitos países e continentes, visto que os trens circulavam por longas distâncias. Inclusive, são opções mais acessíveis e ecológicas quando comparadas com outros meios de transporte.

Portanto, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as principais redes ferroviárias ao redor do mundo.

1. Estados Unidos

A rede ferroviária americana conta com comprimento de rota operacional maior que 250 mil km, sendo a maior do mundo. Além disso, as linhas de carga constituem cerca de 80% do total da rede ferroviária do país, enquanto a rede total de passageiros se estende por 35 mil km.

São 538 ferrovias operadas por organizações privadas, sendo que a Union Pacific Railroad e a BNSF Railway estão entre as maiores redes ferroviárias de transporte de carga do mundo.

2. China

A rede ferroviária da China possui mais de 100 mil km de extensão e é a segunda maior do mundo. Operada pela empresa estatal China Railway Corporation, ela transportou 1,08 bilhões de passageiros e 3,22 bilhões de toneladas de carga.

Além disso, o país tem como meta ultrapassar os 270 mil km até 2050, possuindo a maior rede ferroviária de alta velocidade do planeta.

3. Rússia

Toda a rede da Rússia é operada pelo monopólio estatal Ferrovias Russas (RZD) e percorre mais de 85 mil km. Em 2013, transportou 1,08 bilhões de passageiros e 1,2 bilhões de toneladas de carga.

A rede ferroviária russa conta com 12 linhas principais, sendo que a maior parte oferece conexões diretas aos sistemas ferroviários nacionais europeus e asiáticos, como Finlândia, França, Alemanha, Polônia, China, Mongólia e Coréia do Norte.

4. Índia

Com mais de 65 mil km de extensão, ela já transportou cerca de 8 bilhões de passageiros (o maior do mundo) e 1,01 milhões de toneladas de carga.

A rede ferroviária do país é dividida em 17 zonas e opera mais de 19 mil trens por dia, sendo 12 mil de passageiros e 7 mil de carga. Além disso, conta com seis corredores de alta velocidade.

5. Canadá

Considerada a quinta rede ferroviária mais longa do mundo, com 48 mil km de extensão, ela é comendada principalmente pelas empresas Canadian National Railway (CN) e a Canadian Pacific Railway (CPR). Vale ressaltar ainda que a Via Rail opera o serviço ferroviário intermunicipal de passageiros de 12.500 km. Além disso, a Algoma Central Railway e a Ontario Northland Railway são as outras ferrovias menores que prestam serviços de passageiros a determinadas áreas rurais do país.

6. Alemanha

A empresa estatal Deutshe Bahn domina a rede ferroviária alemã, com 41 mil km e representando cerca de 80% do tráfego total de carga e 99% do tráfego de passageiros de longa distância.

São mais de 150 empresas ferroviárias privadas, além da estatal, que oferecem serviços regionais de passageiros e carga.

7. Austrália

Com mais de 40 mil km de extensão, a maior parte da infraestrutura da rede ferroviária pertence e é mantida pelo governo australiano, a nível federal e estadual. Contudo, a maioria dos trens da rede é operada por empresas privadas.

Vale ressaltar ainda que o país conta com várias linhas férreas privadas de mineração.

8. Argentina

Com mais de 36 mil km de rede ferroviária, a Argentina conta com amplos serviços de passageiros suburbanos, especialmente nas cidades de Buenos Aires, Resistencia e Mendoza. Além disso, também possui linhas de passageiros de longa distância no país.

9. França

Essa é a segunda maior rede ferroviária da Europa com mais de 29 mil km. Ela é predominantemente centrada nos passageiros e mais de 50% das linhas do país são petrificadas.

Além disso, foi uma das primeiras a adotar a tecnologia ferroviária de alta velocidade.

10. Brasil

Por fim, o Brasil conta com cerca de 28 mil km de rede ferroviária, sendo predominantemente voltada para o transporte de carga e inclui as principais linhas férreas de minério de ferro. Além disso, os serviços de passageiros estão concentrados em áreas urbanas e suburbanas, sendo que São Paulo é a principal cidade.

Além disso, em 2012 o governo brasileiro anunciou a construção de 10 mil km de novas linhas compostas de linhas de carga e de passageiros de alta velocidade até o ano de 2042.

Então, como você viu, o Brasil está em 10º lugar dentre as principais redes ferroviárias do planeta. O setor representa 5% de todas as entregas do mercado, que opta pelo setor rodoviário. No entanto, decretos do Governo Federal vital novos investimentos no setor, prometendo um avanço considerável para o segmento e economia como um todo.

Obrigado por ler nosso blog, considere nos acompanhar também no Instagram e Linkedin!

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Podemos Ajudar?
Olá! Como podemos ajudar?