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Incêndio atinge porto na Turquia

Texto de blog

Incêndio atinge porto na Turquia

No início de fevereiro, houve uma sequência de terremotos na Turquia e Síria, que causou diversas tragédias, com mais de 7 mil mortos e 38 mil feridos. Além disso, os terremotos foram responsáveis por um incêndio, que atingiu o porto de Iskenderun, no Sul da Turquia, no dia 7 de fevereiro. Por mais que ele tenha sido extinto com intervenção na área, as operações portuárias foram interrompidas. Continue acompanhando para entender melhor a situação.

Os terremotos

 

Os terremotos que atingiram o centro da Turquia e o noroeste da Síria na madrugada do dia 6 de fevereiro foram os mais fortes na região, desde 1939. O epicentro foi registrado na cidade turca Gaziantemp, com tremores que alcançaram 7,8 na escala Richter. O segundo maior abalo sísmico aconteceu em Kahramanmaras, também na Turquia, com pontuação de 7,5.

Ambas as cidades estão localizadas na falha de Anatólia e é aqui que há o encontro de 3 placas tectônicas: Anatólia, Africana e Arábica. Portanto, o movimento ou choque entre as placas na crosta terrestre resultou no terremoto.

A falha acontece como se fosse o limite dessas placas com Arábia e Anatólia, e depois se propaga em relação à Africana. Sendo assim, o terremoto acontece exatamente na interseção dessas 3 placas.

Segundo José Roberto Barbosa, técnico em sismologia do Centro de Sismologia da USP, o fato de os tremores terem sido registrados a uma profundidade superficial, de 10 a 17 km abaixo da superfície, pode explicar por que causaram tanta destruição nos países. Afinal, “Quando [o terremoto] é registrado em uma profundidade focal superficial, a energia chega muito mais forte na superfície. Isso fica mais preocupante quando se encontram construções antigas que não foram feitas com a proteção para terremotos”, segundo Barbosa.

Incêndio atinge porto na Turquia

 

O incêndio no Porto de Iskenderun, no Sul da Turquia, começou após o país registrar uma série de tremores na segunda-feira, 6 de fevereiro. Foram várias horas de trabalho para extinguir o fogo, mas o trabalho continua para arrefecer a área de incêndio. Afinal, foram centenas de contêineres de mercadorias em chamas e a maioria ainda não tinha sido descarregada. Ainda que a causa em si seja desconhecida, muitos dos contêineres viraram logo após o primeiro tremor.

Segundo a companhia marítima AP Moller-Maersk “o porto de Iskenderun permanece fechado até novo aviso, enquanto as equipes procuram reparar os danos significativos causados pelo desastre e pelo incêndio subsequente”.

Relação do porto com o Brasil

 

Após o terremoto que sacudiu boa parte da Turquia, o algodão nacional é desviado para outro porto do país. Isso quer dizer que os exportadores brasileiros de algodão estão desviando suas entregas para o Porto de Mersin, na Turquia, devido ao fechamento do Porto de Iskenderun, no sul do país.

Esse era o principal destino das exportações de algodão do Brasil, mas com o incêndio em decorrência do terremoto no início do mês, teve que ser fechado, sem previsões de reabertura.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Miguel Faus, entre julho de 2022 e janeiro de 2023, foram enviadas cerca de 111 mil toneladas do produto para a Turquia. Contudo, ainda não é possível estimar os impactos após o fechamento do porto.

“Os últimos embarques ainda não chegaram ao destino, mas a queda do número de envios para a Turquia será significativa no curto e médio prazo, pois não sabemos ainda quanto tempo levará par a indústria voltar a operar em condições pré-terremoto”, afirma Faus.

Por conta do terremoto, as cargas já estão sendo desviadas para o Porto de Mersin. Contudo, segundo o presidente da Anea, esse é um porto menor quando comparado com o anterior e já está congestionada. Com isso, algumas cargas começaram a ser desviadas para outros destinos do Oriente Médio.

Em relação a perda de receita do setor devido ao acidente, Faus afirmou que ainda é cedo para dar alguma estimativa, mas que é algo importante para todo o setor, em especial à indústria têxtil da Turquia. Afinal, o mercado consome 1,8 milhão de toneladas por ano de algodão, sendo 1 milhão de origem estrangeira.

Portos

 

No Brasil, o Porto de Santos é responsável por escoar 96% do volume de algodão de exportação do Brasil, seguido de Paranaguá (PR), Salvador (BA) e Manaus (AM). Entretanto, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, o Porto de Santos não registrou nenhuma saída do produto para a Turquia, mas sim para países como China, Estados Unidos, Colômbia, Uruguai, Índia, Marrocos, Panamá, República Dominicana, Singapura e Argentina.

O Brasil é o maior exportador mundial de algodão, atrás somente da China. Sendo assim, os exportadores irão procurar outros portos alternativos na Turquia, além do Porto de Mersin. Portanto, essa é uma situação delicada e que irá provocar algumas alterações em todo o mercado. Então, sempre que quiser se atualizar sobre o Comércio Exterior, não deixe de contar com a Forte Import.

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