O Porto de Santos é o principal porto brasileiro e o maior complexo portuário da América Latina, ocupando os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no estado de São Paulo. Com uma grande variedade de terminais de carga para os mais diferentes produtos, ele realiza a movimentação de granéis sólidos, líquidos, containers, carga geral e também passageiros. Sua influência econômica é alta, concentrando mais de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Nesse sentido, preparamos o post de hoje para falar como foi o desempenho do porto no ano de 2022 até o mês de julho.
Crescimento no 1º trimestre de 2022
A movimentação de cargas no Porto de Santos no primeiro trimestre registrou um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período no ano passando, somando 38,7 milhões de toneladas e caracterizando-se como a melhor marca para o período. Esse excelente desempenho elevou a participação do Complexo Portuário de Santos na corrente comercial brasileira para 29,7%, sendo esse o melhor patamar para o primeiro trimestre desde 2016. Além disso, as exportações corresponderam a 27,7 milhões de toneladas, enquanto as importações ficaram em 10,9 milhões de toneladas. O aumento foi de 11,3% e 5,7% respectivamente.
Segundo o diretor de Operações da SPA (Santos Port Authority), Marcelo Ribeiro, esse crescimento na movimentação de cargas, assim como o avanço do Porto na participação de trocas comerciais no Brasil reforçam a necessidade de aumentar os investimentos. Dessa forma, é possível se manter à frente da demanda, que cresce bem acima do PIB.
Entre as cargas de exportação, a soja em grãos foi a carga de maior volume movimentada, registrando aumento de 21,2% sobre a mesma base trimestral de 2021, com 9,6 milhões de toneladas.
Segundo trimestre de 2022 no porto de Santos
Já no segundo trimestre, a SPA avançou nos indicadores de produtividade quando comparado com o mesmo período de 2021. De acordo com os dados, a alta da receita líquida foi reflexo do bom desempenho da movimentação de cargas, que cresceu 2,3% e chegou a 42 milhões de toneladas.
Já em relação aos containers, o aumento da movimentação foi de 3,3%, chegando a 1,2 milhão de TEU. Inclusive, a autoridade portuária ainda registrou lucro líquido trimestral recorde de R$144,8 milhões, com uma alta de 46,4%. Ainda de acordo com a SPA, os custos operacionais recorrentes representaram 24,2% da receita líquida, mostrando um ganho de 3,3 pontos percentuais em comparação com o registrado no segundo trimestre de 2021.
Todos os avanços permitiram à SPA alcanças novos ganhos de produtividade nos indicadores de desempenho financeiro, sendo fruto da revisão e modernização de processos e da cultura de eficiência implantada pela companhia. Além disso, realiza diversas ações para o aperfeiçoamento contínuo e melhorias na prestação de serviços.
Acumulado dos 7 primeiros meses de 2022
O desempenho da movimentação de cargas no mês de julho e no acumulado dos 7 primeiros meses do ano no Porto de Santos atingiu índices de crescimento significativos. Inclusive, foram 95,5 milhões de toneladas, um aumento de 7,3% comparado ao mesmo período do ano anterior e considerado a maior marca. O resultado de julho ainda totalizou cerca de 14,5 milhões de toneladas, considerada essa a melhor marca para o mês, com 15,3% acima do mesmo período do ano anterior.
Em relação às exportações, elas foram as responsáveis pela maior parcela desse volume, somando 69,7 milhões de toneladas, enquanto as importações atingiram 25,7 milhões de toneladas.
Nesse período, o grande destaque na movimentação de cargas foi o milho, totalizando 2,3 milhões de toneladas no mês e 4,1 milhões de toneladas no acumulado do ano até julho. Vale lembrar ainda que a carga conteinerizada também cresceu, cerca de 10,9% no mês de julho, somando 440,7 mil TEU. Essa foi a segunda maior marca histórica e a maior para o mês, sendo 2,8 milhões de TEU nos sete primeiros meses, que gerou um aumento de 1,6%. Outros destaques no acumulado do ano também foram o complexo soja, celulose, carne, óleo diesel e gasóleo.
Além disso, o fluxo de navios também aumentou, com 465 atracações no mês de julho e 3007 no acumulado do ano.
Corrente comercial
A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira atingiu 28,9% em julho, equivalente a mais de 100 milhões de dólares. Das transações comerciais nacionais com o exterior que passaram pelo porto no período, 31,3% tiveram a China como país parceiro. Além disso, São Paulo permaneceu como o Estado com maior participação, com 52,7% nas transações comerciais com o exterior, justamente por meio do complexo portuário de Santos.
Então, como você viu, o desempenho do Porto de Santos no ano de 2022 até o momento foi excelente. Os indicadores foram positivos, com altas consecutivas tanto em relação ao ano anterior, como também no histórico geral. A tendência é que os números continuem positivos, gerando ainda mais movimentação e resultados para o país.
Você tem interesse em realizar operações de Importação?
A FORTE Import pode te ajudar, entre em contato conosco!